Criatividade, Inovação e Empreendedorismo, LIT Saint Paul - Review

 Criatividade, Inovação e Empreendedorismo é um curso do LIT, a plataforma online do Saint Paul.

Naturalmente, o post vai ser em português (o que é bem raro nesse blog), por motivos evidentes. Também vai ser um misto de review do curso e do LIT.

Em teoria a carga horária é 20h, mas desconfio que fiz em bem menos (desenvolvi meu software em que anoto horas para minha época de consultor - e não adicionei uma categoria para o curso). Porém, a maioria das aulas fica ótima em 1.5x (0.5-2x no software, a extensão que uso para isso também funciona).

A qualidade dos vídeos é OK, 360p. Infelizmente, o enfoque da câmera é tipo antigo - professor de corpo inteiro com tela no fundo. Isso significa que parte do tempo ele está apontando para a tela mas não dá para ler direito. Na maioria dos casos tem zoom para tela eventualmente.

O curso tem apostilas em PDF, baixáveis.

As notas são as seguintes - 20% para os fóruns, 30% para avaliação individual, 50% para avaliação final. As que são manuais demoram alguns dias.

Fóruns são perguntas simples que você responde, avaliação final é múltipla escolha, e a avaliação individual foi um pitch (que fiz em meia página de word) e um business model canvas para um projeto. No meu caso, foi um app que tenho vago interesse em fazer (inventário da cozinha+receitas com o que tem+lista de compras+usar log para distribuir receitas e não enjoar). Sim, existem coisas parecidas, por isso o vago interesse.

O curso cobre alguma teoria genérica sobre inovação e geração de valor, como ter uma organização que ajude a inovação (nisso lembra um pouco o Hyper-Learning, que vai bem mais fundo no assunto), empreendedorismo, intrapreneurs, planos de negócios, e business model canvas (o que achei mais interessante).

Não é exatamente revolucionário, mas achei o curso interessante, pelo investimento de tempo. Não chegaria nem perto da anuidade do curso (aliás, que só assinei porque tinha um bom desconto - toda hora tem, não pague preço full), mas pretendo aproveitar a fazer outros cursos do LIT.

No final tem um certificado. Sinceramente, tenho dúvidas se tem algum valor efetivo (especialmente dada a minha tendência a trabalhar por conta própria), mas é só baixar, então não porque não pegar.

Se quiser, você pode fazer trilhas de MBA, mas aí precisa pagar uma boa nota extra para a Saint Paul (não considero muito, para um MBA), mas também tem aulas presenciais... Segundo eles, é necessário, mas outros cursos tem MBA só online e dizem que vale, então sei lá...

Infelizmente, tipo um quarto das vezes que vou entrar no LIT, ele falha, e mesmo assim, de vez em quando está lento demais para ser usável... 

Update (02/Apr/2021): o curso levou cerca de 6.5h, incluindo trabalho final. Raramente o LIT tem falhado na última semana.





Comments

Popular posts from this blog

[Fixed] Just Cause 3 Mouse offset

Solved - You have an incorrect version of driver "vmx86.sys" - VMWare Workstation 8

Elon Musk: How the Billionaire CEO of SpaceX and Tesla is shaping our Future - Book Review